quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Especial Rock in Rio


     Com o Rock in Rio chegando, não se fala em outra coisa, e não é para menos. O festival já acontece há nove edições, sendo três no Brasil (1985, 1991 e 2001). Agora, dez anos depois, volta a seu país de origem. Mesmo com o nome da cidade Carioca, o festival teve seis de suas edições em dois países da Europa: Porgugal e Espanha.

História
     A primeira edição do Rock in Rio aconteceu entre os dias 11 e 21 de janeiro de 1985, seu objetivo era comemorar a liberdade, depois de um longo período da ditadura no Brasil. Tinha em sua essência puramente o rock. Foram 28 bandas, entre elas, lendas como Queen de Fred Mercury, AC-DC, Iron Maiden e Ozzy Osbourne entre os artistas internacionais. Já nas apresentações nacionais, a participação de algumas  bandas como a Blitz, Kid Abelha, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Rita Lee e Pepeu Gomes. Um surpreendente público de 1.380.000 pessoas compareceram, a maior bilheteria da história do festival.


     As duas edições seguintes, 1991 e 2001, continuaram em território nacional. O número de bandas crescia junto a miscigenação de estilos. O Rock in Rio 1991 apresentava Leo Jaime, Nenhum de Nós, Alceu Valença, Elba Ramalho e Ed Motta;  Lobão, Capital Inicial, Engenheiros do Havaí, Paulo Ricardo, Titãs e muitos outros artistas que se apresentavam para 700.000 pessoas. Com o sucesso apresentado em 1985, os brasileiros puderam ver shows internacionais que antes eram considerados impossíveis para quem não viajava: A-HA, Billy Idol, Prince, Guns N'Roses, New Kids on the Block, Santana, entre outros.
        Em 2001, o Rock in Rio festejava a virada do milênio e tinha início o projeto Por um Mundo Melhor, que apóia ações socioambientais e ligadas à educação. Foi a partir daí que o festival ficou ainda mais POP, algumas críticos acham que a proposta inicial do rock deve ser seguida, entretanto fica cada vez mais notável a diversificação musical que passou a ser separada por dias específicos. Na época das boybands, tiveram shows do N'Sync, Five e Britney Spears. Mas é claro que ainda tinha espaço para Iron Maiden, Red Hot Chile Peppers, REM e Foo Fighters.


     Desde a edição de 2001 no Brasil, o festival já apresentou seis edições, todas na Europa; quatro  delas em Lisboa, porta de entrada para se tornar um festival cada vez mais reconhecido mundialmente. Algumas apresentações brasileiras aconteceram, mas o evento ficou cada vez mais internacional. Madrid foi outra cidade por onde aconteceram shows, nos anos de 2008, quando Amy Winehouse se apresentou, e 2010. Isso tudo foi fruto de um visionário, Roberto Medina, aumentando o cenário musical brasileiro, e hoje espera sua 10ª edição de volta ao Brasil, que acontece entre os dias 23 de setembro a 02 de outubro. 

(Fotos - rockinriooficial)

     O mais legal, é que mesmo para quem não vivenciou o festival, ver os vídeos das bandas que fizeram a diferença na história da música nacional e internacional, é capaz de causar arrepios, pela multidão na plateia cantando e se divertindo junto às bandas.
    
Um pouco do que passou ...
AC/DC - Highway To Hell (1985)
A-HA - Take On Me (1991)
Oasis - Wonderwall (2001)
Red Hot Chili Peppers - Under the Bridge (Lisboa 2006)

Amy Winehouse - Back to Black (2008)
John Mayer - Perfect Lonely (2010)


Um comentário:

  1. O blog está ótimo, Bethânia,
    mas precisa de mais postagens e interação com outros espaços.

    ResponderExcluir